Convite a todos. Centro de Estudos do Museu Republicano abre mostra e lança livro em homenagem a Francisco Nardy Filho
Como parte das comemorações pelos 413 anos de Itu, o Museu Republicano de Itu e a Academia Ituana de Letras (ACADIL) realizam no próximo sábado, 11 de fevereiro, no Centro de Estudos do Museu Republicano, a partir das 10h, a abertura da mostra “Francisco Nardy Filho, cronista e historiador ituano” e o lançamento do livro “A cidade de Itu, Vol. VII”, que reúne uma série de crônicas escritas pelo homenageado, patrono da cadeira número 3 da ACADIL.
Cronista, jornalista e historiador, Nardy Filho foi um colaborador assíduo de jornais, como O Estado de S. Paulo, Correio Paulistano, A Gazeta de São Paulo e a Folha de Itu, entre outros veículos de imprensa, com destaque para A Federação, fundado por ele em Itu, no ano de 1905. Além da participação em periódicos, publicou inúmeros livros, entre os quais “Notas históricas do Convento do Carmo” e “O Padre Bento Dias Pacheco”.
Com a curadoria da Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego, Supervisora do Museu Republicano, e da Dra. Anicleide Zequini, historiadora, responsável pela Documentação Textual do Museu Republicano, e membro da ACADIL, a mostra apresentará resumidamente a biografia e a trajetória intelectual de Francisco Nardy Filho, suas principais obras, a relação do intelectual com a cidade de Itu e a doação para o Museu Republicano de uma coleção de documentos produzidos e colecionados por ele, por intermédio do jornalista de Ednan Mariano Leme da Costa, em 1992.
Destacará ainda fotografias que fazem parte do álbum com os registros das homenagens prestadas a Nardy pela cidade, em 25 de maio de 1952, e contará com vitrine com publicações e originais do literato.
Já o lançamento do livro “A cidade de Itu, Vol. VII” dará continuidade à sequência de seis volumes publicados pela Editora Ottoni, sob a direção do saudoso acadêmico Mylton Ottoni da Silveira. Iniciativa da ACADIL com apoio cultural do Museu Republicano e da Starrett, foi organizado pelo acadêmico e Ms. Luis Roberto de Francisco e pelo historiador Leonardo Silveira, reúne cerca de 90 crônicas de Nardy.
Na ocasião, ocorrerá uma palestra sobre a publicação entremeada de apresentação musical. No encerramento será feita a entrega simbólica do livro para o Museu Republicano e distribuição aos presentes.
A mostra, além de outras exposições que estão em cartaz, está sediada no Centro de Estudos do Museu Republicano, aberto ao público de segunda a sexta das 8h às 17h e, aos finais de semana, das 10h às 17h. Mais informações: edu.mrci@usp.br e acadil.itu@gmail.com.
História do Museu Republicano
O Museu Republicano “Convenção de Itu” foi inaugurado pelo então presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e desde então subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista que, em 1934, tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.
É uma instituição científica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.
Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.