Estão abertas as inscrições para o curso “Correntes do pensamento social brasileiro: os intérpretes do Brasil” que acontecerá às terças-feiras, das 19h às 22h, entre os dias 04 de maio e 22 de junho, totalizando 30h em 8 encontros e será ministrado por Luccas Eduardo Maldonado, doutorando em História pela USP.
Os encontros serão realizados pela plataforma Meet – Google, contará com aulas expositivas e discussões de textos que serão previamente disponibilizados.
Este curso pretende explorar algumas das principais vertentes do chamado Pensamento Social Brasileiro. Por tal categoria, concebe-se a tradição de obras e pensadores que produziram estudos a respeito do caráter da formação social do Brasil a partir de variadas perspectivas. O viés analítico privilegiará um enfoque da história intelectual dessa tradição, buscando suas qualidades, limitações e impactos em um prisma diacrônico. Pretende-se familiarizar os cursistas com tal parte dessa bibliografia e oferecer recursos teórico-metodológicos para apropriá-la criticamente.
Os conteúdos abordados serão: Primeiros momentos do pensamento social brasileiro – História e memória – Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) – Pensamento autoritário – Racismo científico – Formações das instituições culturais e educacionais – Modernização intelectual dos anos 1930 – Democracia Racial – Tradição marxista – ISEB e o Desenvolvimentismo – Formação das Ciências Sociais.
Critérios de avaliação para certificação com direito a evolução funcional: presença de no mínimo 75% e a redação de um trabalho final sobre o tema do curso, ainda a ser definido.
Inscrições até 30/04.
Dúvidas falar com PCNP Bruna: 11-4813 7669 ou trescenti@prof.educacao.sp.gov.br
Segue o link de inscrição:
https://forms.gle/GuXnrUPJy5PiS48p7